maio 11, 2008

Por quê um blog?

Por Rogerio Coli

Ta bom, você deve estar perguntando o porquê de um profissional de internet estar usando uma ferramenta pronta para, justamente, promover seus trabalhos. Bom, depois de ficar quase 10 anos tentando imaginar um site ideal com o uso das tecnologias mais modernas (Ajax, Python, Ruby), design mais atrativo e formato acessível, eu não conseguia nem tempo e nem uma condição ideal que equilibrasse essas variáveis.

Foi então que ao assistir a palestra do Gil Giardelli, no 10° encontro da Locaweb, eu decidi que menos é mais e o importante é achar uma solução que permita a troca de informações, promova meu trabalho e ainda seja de rápida implementação.

A realidade é que no meu dia-dia, eu tenho que desenvolver soluções para os problemas dos meus clientes e nunca sobra tempo nem para pensar nas soluções dos meus problemas muito menos para resolvê-los. Além do mais, o fato de trabalhar em diversas máquinas e em locais diferentes não permitiam que tivesse os programas com minhas configurações personalizadas. Esta foi a principal razão pela a escolha do WordPress. Mas ao começar a implementá-lo fui percebendo uma série de outras boas razões para essa escolha. Dentre elas:

  1. É uma ferramenta já testada;
  2. CSS válido;
  3. XHTML válido;
  4. WAI  (acessibilidade) válido com alguns ajustes;
  5. Fácil implementação e fácil implantação;
  6. Excelente grau de customização;
  7. Atualização de arquivos por HTTP;
  8. Não é necessário ter um cliente FTP configurado;
  9. Pode-se publicar diretamente através de um simples e-mail.
  10. Permite o acesso em máquinas e locais diferentes;
  11. E principalmente: É DE GRAÇA!

Se você tem mais algum motivo positivo ou negativo do uso das ferramentas de blog, preeencha seu comentário aí abaixo.